GREENWASHING - A redução do IPI enganaaaa!!!!
- - 0 Comments

Na última terça-feira (24), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que os automóveis dotados de motor flex (movidos a álcool e gasolina) e aqueles movidos exclusivamente a álcool ganharão mais quatro meses de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com o objetivo de que haja um estímulo à produção de veículos menos poluentes.
A redução para os automóveis ambientalmente corretos segue a linha das reduções de impostos para eletrodomésticos anunciada pelo governo ao final de outubro. Máquinas de lavar, fogões, geladeiras e tanquinhos com selos de classe A e B (que consomem menos energia) tiveram a redução de IPI prorrogada até o final de janeiro.
Depois de ler a notícia acima, o que pensou em fazer?
( ) – Comprar/trocar meu carro antes que o imposto suba
( ) – Aproveitar para trocar a velha geladeira ou comprar o sonhado ar-condicionado
( ) – Dar uma salva de palmas para o Governo Federal pela iniciativa
( ) – Todas as opções anteriores
Se você escolheu qualquer uma das opções, então precisa saber um pouco sobre Greenwashing antes de continuar lendo este post.
A princípio, redução do IPI é vista por todos como um grande benefício. A redução é vantajosa para os consumidores, pois a redução do imposto diminui consideravelmente o preço final do produto, facilitando a aquisição. A economia do país também é beneficiada com a redução, já que o grande volume das vendas aumenta a oferta de empregos, a receita das empresas e do governo.
Mas as vantagens da redução do IPI param por aqui, pois existem fortes sinais da nociva prática do Greenwashing ou Lavagem Verde nesta proposta do governo. E para provar isso é bem simples:
- EXEMPLO 1 - vamos supor que você vá trocar sua lata velha numa caranga 0km. Você vai à loja, financia em 120 meses e sai de lá feliz da vida, porque comprou durante a redução do IPI. Até aí tudo bem, brasileiro é apaixonado por carro e não estou aqui para destruir o sonho de ninguém.
Quanto à sua lata velha, ou você deu ela de entrada no carro 0km ou irá revender.
CONCLUSÃO: Sua lata velha continuará a poluir o ar, só que nas mãos de outra pessoa e você, no seu carrinho 0km, será só mais um colaborador nos engarrafamentos das cidades. E não adianta dizer que você está em vantagem porque seu carro novo polui menos, pois poluir menos não é o mesmo que não poluir. Greenwashing puro.
- EXEMPLO 2 - a patroa está cobrando há muito tempo uma geladeira nova e você já não aguenta mais ser esfaqueado todo mês pela sua conta de luz. Muito bem, vai à loja, faz aquele "carnêzão" de 17x sem juros e compra uma linda geladeira que tem até torneira na porta.
Quanto à sua geladeira velha, existem 3 opções: vender, dar ou jogar no lixo – também existe a opção alternativa de usar a geladeira velha para guardar sapatos.
CONCLUSÃO: Se vender ou der sua geladeira velha, ela continuará a gastar energia em outra casa, se jogar no lixo vai poluir o meio ambiente, principalmente se aquele gás da geladeira vazar, e se usar para guardar sapatos, tudo bem, mas esse comportamento é raro e com certeza um dia essa geladeira velha terminará jogada no lixo.
Se este governo estivesse muito preocupado com as questões ambientais justificadas na redução do IPI, faria um trabalho justo e consciente, transferindo para as empresas – grandes parceiras do governo – a responsabilidade de absorver e reciclar os carros, geladeiras e demais equipamentos velhos que seriam trocados pelos novos, que poluem menos. Além disso, poderia investir no melhoramento dos transportes públicos e na construção de vias para o uso de transportes alternativos, com o objetivo de reduzir o número de veículos nas ruas. Mas ao contrário disso, estamos vendo um governo que usa a prática suja do Greenwashing com o intuito de obter apenas cifrões, não se importando com a qualidade de vida das pessoas e muito menos com o meio ambiente.
A China e os EUA que se cuidem, pois o governo brasileiro aprendeu direitinho os meios para se chegar ao topo do mundo.
E você, já comprou hoje?
Esse post é dedicado para engajada: Thathá!
This entry was posted on 3.12.09
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário